Vantagens e desvantagens da energia fotovoltaica: como usar a geração de energia solar

Quais são as vantagens e desvantagens da energia fotovoltaica ? Como esse tipo de energia pode ser instalado na casa traz benefícios para sua família? E quais são os pontos menos importantes deste modelo?

Você está usando as respostas para estas perguntas neste texto. As vantagens e vantagens da energia fotovoltaica ainda são dúvidas para a maioria das pessoas, mas, com o passar do tempo, essas perguntas são respondidas e esclarecidas.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o país deve registrar um crescimento de 44% na capacidade de energia solar disponível somente em 2019.

Outro estudo da Absolar revela também que, em 2025, o custo médio da eletricidade gerada por energia solar cairá até 59%.

Assim, uma energia solar será a maior fonte renovável de eletricidade no mundo todo, tornando-se também uma forma mais barata de produzir energia. Seu crescimento será maior do que qualquer outra tecnologia renovável até 2022.

Vantagens e desvantagens da energia fotovoltaica

As principais vantagens da energia fotovoltaica estão relacionadas à sustentabilidade, longa vida útil, economia de energia, ausência de barulho ou poluição e facilidade de instalação.

No entanto, há outros benefícios que estão diretamente ligados a este tipo de energia:

Fonte renovável e inesgotável – como é gravado a partir da incidência de raios solares, uma energia fotovoltaica utilizada pela energia vinda do Sol. Portanto, uma fonte inesgotável e renovável.

Menores áreas – a geração de energia fotovoltaica requer menor área do que outras fontes como hidrelétrica, por exemplo. De acordo com o projeto desenvolvido, os painéis solares ocupam apenas o espaço necessário para a produção.

Manutenção – a manutenção do sistema de energia solar fotovoltaica é a mais simples possível. Basta limpar os painéis, em média, 2 vezes ao ano para garantir a eficiência do modelo.

Variação tarifária – a economia proporcionada pela energia fotovoltaica também está relacionada às tarifas da conta de energia. Com o sistema próprio, a residência não precisa se preocupar com a elevação da conta de energia, nem com as taxas extras cobradas.

Valorização do imóvel – investir em um sistema de energia solar fotovoltaico ajuda a elevar o preço do imóvel, pois trata-se de um equipamento que durará por muitos anos e trará benefícios duradouros.

As desvantagens do sistema

Para falar de vantagens e desvantagens da energia fotovoltaica, é preciso também citar as eventuais dificuldades que surgem com a instalação do modelo.

Reciclagem do kit de energia solar – por ser composto de materiais que requerem cuidado no momento do descarte, as placas fotovoltaicas ainda não atingiram o ponto ideal de reciclagem. No entanto, esta desvantagem pode ser encarada como uma oportunidade para que haja uma maior conscientização das pessoas quanto ao tema.

Falta de incentivo – apesar do crescente número de instituições financeiras que disponibilizam financiamento para novos projetos, ainda há pouco acesso a recursos para viabilizar a popularização da energia solar fotovoltaica.

Estética domiciliar – menor das desvantagens, uma questão estética pode impactar nas residências. Se o projeto não for bem elaborado, os painéis solares podem chamar mais a atenção do que o previsto.

Conheça a Eletrotécnica Veitas

Para entender como vantagens e vantagens da energia fotovoltaica, é preciso conhecer uma empresa que ofereça como melhores condições de mercado para seus clientes.

A Eletrotécnica Veitas Energia oferece produtos dos principais fabricantes mundiais de alta qualidade e procedimentos garantidos para que o projeto da sua casa tenha segurança e comodidade.

Agora, você já viu quais são as vantagens e vantagens da energia fotovoltaica e a instalação de um sistema de energia na sua casa, entre em contato conosco e saiba mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *